REVISTA CIENTÍFICA IPEDSS: A CIÊNCIA A FAVOR DA SAÚDE E SOCIEDADE
ISSN 2764-4006 Publicação online
DOI 1055703
31/03/2022
Volume 2. Número 1.
30/06/2022
Volume 2. Número 2.
IPEDSS – INSTITUTO DE PESQUISA E DETERMINACAO SOCIAL DA SAÚDE
EDITORIAL
REVISÃO DA LITERATURA E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COMO MÉTODOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Através da publicação, pesquisadores de diferentes áreas visam tornar acessíveis os resultados de seu estudo de cunho científico. Há diferentes formas para desenvolver um trabalho científico, e dentre elas podemos citar dois métodos que têm sido comumente utilizados por pesquisadores: a revisão da literatura e os relatos de experiência. Ambos possuem papéis fundamentais para a comunidade acadêmica científica, como também para a sociedade em geral, uma vez que cada um deles fornece ao seu modo o conhecimento sobre determinado assunto.
Os artigos chamados de revisão da literatura começaram a ser desenvolvidos desde o final do século XIX, consistindo em uma revisão descritiva e ampla das contribuições da literatura para determinada área de conhecimento, revisando de forma seletiva, crítica e analítica, pautada em um problema e sua solução (FIGUEIREDO, 1990). De modo geral, a revisão da literatura é importante para posicionar o autor e o leitor acerca dos avanços ou dos retrocessos, através do fornecimento de informações que contextualizam um determinado assunto. As revisões demonstram e discutem possíveis soluções para um dado problema (MOREIRA, 2004).
É, material dos mais úteis e mais amplamente utilizados, desempenhando um papel importante na transferência da informação entre cientistas e os seus pares, bem como facilitando a transferência da informação para os não especialistas (FIGUEIREDO, 1990).
Por outro lado, diferente da revisão da literatura, o relato de experiência tem como objetivo descrever uma vivência que seja relevante para a área de atuação. Por meio de um relato de experiência, o autor ou uma equipe pode analisar aspectos que consideraram significativos na evolução de sua aprendizagem, indicando não somente o lado positivo, mas também as dificuldades identificadas em sua vivência profissional ou acadêmica (REGRAS, 2020). Além da experiência, as ponderações e reflexões sobre o tema devem ser relatadas com embasamento em um aparato teórico, a fim de que possa contribuir para outros pesquisadores, o que amplia a experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências (UFJF, 2016).
O conhecimento científico proveniente dos relatos de experiência beneficia o meio acadêmico e a sociedade pelo fato de contribuir na melhoria de intervenções e por possibilitar futuras propostas de trabalho (MUSSI, FLORES E DE ALMEIDA, 2021).
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória (UFJF, 2016).
Em virtude da pandemia por Covid-19, os centros universitários, que são de onde sai a maior parte da produção científica, adaptaram-se às medidas de restrições incorporadas para a sociedade, restringindo as atividades científicas por dificultar o acesso aos laboratórios e a realização de trabalhos de campo, por exemplo. Todavia, o contexto pandêmico foi favorável ao crescimento da utilização de ambas as metodologias, tanto para revisões literárias quanto para os relatos de experiência, as quais têm sido comumente empregues para produzir e divulgar o conhecimento para a sociedade.
Editores científicos: Dalcio Ferreira da Silva Neto e Paula Eduarda Gama de Carvalho Rocha
Editor Chefe: Marcos Augusto França de Souza
Endereço correspondente: revistacientifica@ipedsspe.com
Publicado: 31-03-2022
Artigos
AÇÕES DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Catarina Adeodato Luna Vieira¹, Siméia Soares Pereira da Silva² e Thalita Mayra Nunes Coelho Monteiro³
ATUAÇÃO NA IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Giancarllo Danezi Felin¹, Giulliano Danezi Felin², Carollina Danezi Felin³, Fellipe Danezi Felin4 e Mariana
Linhares Sachett5
EFEITOS DA TERAPIA FOTODINÂMICA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DA ACNE GRAU II
Alessandra Maróstica de Freitas
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE MECANISMOS ANATOMOFISIOLÓGICOS DO SER HUMANO
Giulliano Danezi Felin¹, Giancarllo Danezi Felin², Carollina Danezi Felin³, Fellipe Danezi Felin4 e Mariana
Linhares Sachett5
SUPERFÍCIE DE IMPLANTES DENTÁRIOS TRATADOS COM DIÓXIDO DE TITÂNIO PARA OSSEOINTEGRAÇÃO
Bruno dos Santos Pavei