Artigo Científico

EFICIÊNCIA DA TECNOLOGIA REFREEZE: ENDERMOLOGIA E CRYO RF MAX NA REDUÇÃO DE GORDURA INTERCOSTAL: UM ESTUDO DE CASO - Volume 4. Número 1. 2024 e-ISSN 2764-4006 DOI 1055703 

EFICIÊNCIA DA TECNOLOGIA REFREEZE: ENDERMOLOGIA E CRYO RF MAX NA REDUÇÃO DE GORDURA INTERCOSTAL: UM ESTUDO DE CASO

Efficiency of ReFreeze Technology: Endermology and Cryo RF Max in the Reduction of Intercostal Fat: A Case Study

 

Natchely Estefane Vieira Perdigão1, Bruna Caroline de Jesus Marinho2, Graziele Maia Alves Serafim3, Jennifer Moreira Gonçaves4

Endereço correspondente: natchelyvp@gmail.com

Publicação: 23/09/2024

DOI: https://doi.org/10.55703/27644006040109

Download PDF – Português

Download PDF – English

RESUMO

Objetivo: Este estudo visa avaliar a eficácia da associação das tecnologias Cryo RF Max e Endermologia, aplicadas através de uma mesma manopla, conhecida como Refreeze, no tratamento da gordura localizada na região intercostal. Método: Foi realizado um estudo de caso retrospectivo observacional descritivo com uma paciente feminina de 24 anos, sem patologias crônicas. Foram realizadas cinco sessões de tratamento entre setembro e outubro de 2022. As medidas antropométricas (peso, IMC e circunferência abdominal) e o volume de gordura intercostal foram avaliados antes e após o tratamento. As sessões utilizaram o aplicador Refreeze, com parâmetros específicos para adiposidade e flacidez. Resultados: A análise revelou uma redução significativa em todas as variáveis estudadas. O peso e o IMC, reduziram 7,10% e 7,26%, respectivamente. Já na circunferência abdominal média houve redução de cerca de 2,77%. O volume de gordura intercostal também apresentou uma redução progressiva significativa, atingindo 217,04 ml na quinta sessão. Conclusão: A combinação de Cryo RF Max à Endermologia, mostrou-se eficaz na redução da gordura localizada na região intercostal. A continuidade do tratamento e a aplicação de protocolos adequados são essenciais para maximizar os resultados. Estudos futuros com amostras maiores e protocolos variados poderão aprimorar ainda mais os efeitos e a personalização do tratamento para melhores resultados.

PALAVRAS CHAVES: Tecido adiposo; Gordura localizada; Endermologia; Radiofrequência; Método não invasivo.

 

ABSTRACT

Objective: This study aims to evaluate the efficacy of combining Cryo RF Max and Endermology technologies, applied through the same applicator known as Refreeze, in treating localized fat in the intercostal region. Method: A retrospective observational descriptive case study was conducted with a 24-year-old female patient without chronic pathologies. Five treatment sessions were performed between September and October 2022. Anthropometric measurements (weight, BMI, and abdominal circumference) and intercostal fat volume were evaluated before and after the treatment. The sessions used the Refreeze applicator, with specific parameters for adiposity and sagging. Results: The analysis revealed a significant reduction in all variables studied. Weight and BMI decreased by 7.10% and 7.26%, respectively. The average abdominal circumference showed a reduction of about 2.77%. Intercostal fat volume also presented a significant progressive reduction, reaching 217.04 ml by the fifth session. Conclusion: The combination of Cryo RF Max and Endermology proved effective in reducing localized fat in the intercostal region. Continuity of treatment and the application of appropriate protocols are essential to maximize results. Future studies with larger samples and varied protocols could further enhance the effects and treatment personalization for better outcomes.

Keywords: Adipose tissue; Localized fat; Endermology; Radiofrequency; Non-invasive method.

 

  1. INTRODUÇÃO

Ainda na atualidade, a gordura localizada é uma das principais condições para qual os indivíduos procuram procedimentos estéticos, a fim de se encaixarem em padrões de beleza pré-determinados e impostos pela sociedade [1].

A gordura localizada, condição em discussão refere-se a uma mudança nas células adiposas, que pode ser descrita como uma disfunção no metabolismo de gordura ou um aumento anormal de gordura na camada subcutânea [2]. Essa pode ser classificada em duas formas: a androide, onde a gordura se deposita na região central do corpo como, nos braços, costas e abdômen. Já na ginóide, a gordura se localiza preferencialmente na região inferior do corpo como, em glúteos, quadris e coxas [3].

Considerando sua composição, função, coloração e localidade, o tecido adiposo se diferencia em branco (unilocular) e marrom (multilocular). Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 20% do peso corporal total de um adulto, é composto por tecido adiposo unilocular, também conhecido como gordura branca. A deposição de gordura nos adipócitos resulta do consumo excessivo de calorias em relação ao gasto energético do organismo [4].

Diante dessa grande procura, estão os procedimentos não invasivos, que são capazes de proporcionar melhora nessa condição, sem maiores riscos de complicação e na maioria das vezes não é necessário a interrupção das atividades diárias para recuperação e cuidados [5]. Dentre esses procedimentos, está a associação das terapias de endermologia e Cryo RF Max num mesmo aplicador, conhecido como Refreeze, disposto na plataforma Unyque, da Body Health®.

A endermoterapia atua em diferentes camadas da pele, incluindo o tecido conjuntivo, o tecido adiposo e estruturas vasculares e linfáticas. Essa tecnologia é capaz de promover o aumento da circulação local, romper nódulos fibrosos e estimular a conversão da gordura em glicerol, que é então absorvida pela circulação e eliminada pelo organismo. Além disso, estimula a produção de colágeno, o que auxilia na restauração do tecido cutâneo e melhora o trofismo tissular. Esse processo resulta na eliminação de toxinas e melhoria dos elementos nutritivos que atuam sobre o tecido [6].

A Cryo RF Max é o nome utilizado para definir a junção de Radiofrequências (RF) multipolares (atinge tecidos mais superficiais) e monopolares (atinge tecidos mais profundos) a um sistema de resfriamento. Essa é capaz de atingir diferentes profundidades da pele, já que ela associa distintos emissores de forma simultânea ou não. Além disso, o sistema de resfriamento no aplicador, pode chegar até -10ºc, enquanto, ainda sim, têm-se um aquecimento interno de até 60ºc, acarretando um choque térmico no tecido, favorecendo a apoptose do tecido adiposo [7].

A Radiofrequência, é um método terapêutico que faz o uso da energia elétrica, em forma de ondas do espectro eletromagnético na ordem de kilohertz (kHz) a Megahertz (MHz), na faixa entre 30 KHz e 300 MHz com diferentes polaridades, como citadas acima [8].

A RF em contato com os tecidos gera calor que, por sua vez, induz o rompimento da membrana celular dos adipócitos, promovendo a lipólise. Com isso há a liberação de triglicerídeos, resultando no esvaziamento dessas células. Esse processo possibilita a remoção gradual da gordura através do espaço intersticial, seguido por sistemas de transporte de lipídios, como a linfa e outras vias metabólicas [9].

Além disso, o calor gerado pela RF nos tecidos provoca outros efeitos, como a vasodilatação, o aumento do fluxo sanguíneo e reabsorção do excesso de líquidos intracelulares. Essas reações favorecem a chegada de nutrientes e oxigênio aos tecidos, estimulando a eliminação de toxinas, a formação de novas fibras de colágeno e o aumento do metabolismo dos adipócitos [10].

Atualmente, a busca pela imagem corporal saudável evidencia uma sociedade que enaltece os contornos bem definidos do corpo. Como isso, há uma demanda crescente por procedimentos estéticos voltados à redução de gordura localizada, especialmente por métodos não invasivos, devido aos riscos associados aos procedimentos cirúrgicos. Nesse cenário, entre várias tecnologias, tem-se a associação da endermologia e Cryo RF Max para a redução de gordura localizada. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia da endermologia associada à Cryo RF Max em um mesmo aplicador como, tratamento para a redução de gordura localizada na região intercostal.

 

  1. METODOS

2.1 Tipo de Estudo

Este é um estudo de caso do tipo retrospectivo observacional descritivo, baseado na análise do prontuário de uma paciente com gordura localizada na região intercostal, entre os meses de setembro e outubro de 2022. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade UNIFEMM sob o parecer de número 7.041.018. Além disso, os procedimentos éticos foram seguidos rigorosamente, incluindo a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pela voluntária, em conformidade com a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Foi realizado com uma voluntária do gênero feminino, 24 anos, peso 69,05 quilogramas (kg), estatura 1,51 metros (m), saudável sem patologias infecciosas ou doenças crônicas, não-fumante, praticante de exercício da modalidade musculação em uma academia por três vezes na semana, há mais de um ano.

 

  • Procedimentos

A paciente foi esclarecida sobre o procedimento a ser realizado e, em seguida, foi submetida à anamnese, durante a qual foram coletadas informações gerais para avaliação como, a anamnese medidas antropométricas e registros fotográficos.

As medidas antropométricas foram coletadas na avaliação e após as sessões, entre elas estão o peso e a circunferência intercostal/ abdominal. As medições de circunferência foram realizadas com uma fita métrica, partiram da cicatriz umbilical e foram realizadas exclusivamente na região superior ao umbigo, três pontos de referência foram estabelecidos com distanciamento de 5 cm entre eles, sendo, a primeira medida a 5 cm acima da cicatriz umbilical, a segunda a 10 cm acima, e a terceira a 15 cm acima. Para mensurar o peso, fez-se o uso de uma balança, com capacidade máxima de 180 kg e uma precisão de 0,1 kg. Da mesma forma, após cada sessão, vestida de um conjunto de lingerie branca, fez-se os registros fotográficos, dispôs-se de uma câmera 3D QuantifiCare e um iPad Modelo Air 4° Geração.

A voluntária foi submetida a 5 sessões do tratamento com o aplicador Refreeze, disposto no equipamento Unyque, da Body Health®, com o intervalo de 7 dias entre as sessões. Em decúbito lateral direito e esquerdo, especificamente na região intercostal em uma área de aproximadamente 30 cm x 20 cm, foram realizadas as sessões nos seguintes parâmetros, modo adiposidade e flacidez, com RF entre 70 e 85% e endermologia entre 80 e 100%, por 15 min./ lado, totalizando 30 minutos de aplicação, em movimentos de modelagem, isso em “meia lua” ou “C”, contornando a área que desejada com os rolos a favor do movimento.

 

  • Analise de dados

Para analisar a precisão e a consistência das medidas realizadas com a fita métrica, foram calculadas a média das três medidas realizadas antes de cada sessão. A média foi obtida somando todos os valores de cada conjunto e dividindo pelo número de observações, fornecendo uma medida de tendência central que representa o valor típico e uniforme das medições.

Além disso, os registros fotográficos foram analisados através do aplicativo Life Viz®, um sistema de fotografia composto pela câmera QuantifiCare, escolhido devido a possibilidade de padronização de angulações específicas, possibilitando a avaliação tridimensional das estruturas corporais e a comparação de fotografias, bem como, de analises volumétricas de gordura, sem qualquer possibilidade de edição das imagens.

 

  1. RESULTADOS

Neste estudo de caso, foram avaliados os efeitos do Refreeze (Endermologia associada a Cryo RF Max) no tratamento de gordura localizada, em uma paciente do sexo feminino, 24 anos, com gordura localizada na região intercostal. O tratamento foi conduzido entre setembro e outubro de 2022 e incluiu cinco sessões com um intervalo de 7 dias entre elas.

Na Tabela 1, pode-se observar as medidas de peso, índice de massa corporal (IMC) e a média dos três pontos de referência da circunferência abdominal, antes e após as sessões realizadas. Os resultados indicam uma redução significativa em todas as variáveis analisadas.

Em relação ao peso, a voluntária apresentou uma diminuição de 69,05 kg para 64,15 kg, correspondendo a uma redução de 7,10%. Já o IMC, que inicialmente era de 30,3 Kg/m², também apresentou uma redução relevante, chegando a 28,1 Kg/m² após o tratamento, representando uma queda de 7,26%. Essa redução no IMC reforça a mudança na composição corporal e a perda de gordura observada. Por fim, a circunferência abdominal, medida em três pontos de referência, apresentou uma média inicial de 79,47 cm e, após as sessões, reduziu para 77,27 cm, resultando em uma diminuição de 2,77%. Embora a redução na circunferência abdominal tenha sido menor em comparação ao peso e ao IMC, essa ainda demonstra uma resposta positiva na área específica de gordura localizada, confirmando a efetividade do tratamento na região intercostal especificamente.

 

Tabela 1 – Dados antes e após tratamento com Refreeze e redução percentual.

Medidas Antes do tratamento Após o tratamento Redução (%)
Peso (Kg) 69,05 Kg 64,15 Kg 7,10 %
IMC 30,3 Kg/m² 28,1 Kg/m² 7,26 %
Circunferência abdominal 79,47 méd. 77,27 méd. 2,77 %

Fonte: Elaborado pelos autores.

Os resultados da análise do volume de gordura localizada, mensurado em mililitros (ml) na região intercostal, também demonstrou uma redução progressiva ao longo das cinco sessões de tratamento (Figura 1).

Figura 1 – Redução de gordura intercostal mensurada em mililitros (ml).

 

Nas duas primeiras sessões, a redução foi inferior a 50 ml, com valores de 46,72 ml e 48,99 ml, respectivamente, sem diferença significativa entre elas. A partir da terceira sessão, observa-se um aumento substancial na redução, alcançando 137,58 ml, e esse efeito elevado foi mantido na quarta sessão, com 144,87 ml. Na quinta e última sessão, o tratamento atingiu seu maior ponto de redução, com 217,04 ml (Figura 2). Os dados sugerem então, que a resposta ao tratamento segue um padrão de crescimento exponencial ao longo das sessões, destacando a importância de um protocolo contínuo e cumulativo para otimizar seus efeitos terapêuticos.

Figura 2- Análise volumétrica da gordura localizada na região intercostal após 5 sessões de tratamento

 

  1. DISCURSÃO

A busca por técnicas eficazes na redução de gordura localizada e na remodelagem corporal tem crescido significativamente nos últimos anos, especialmente no campo da estética avançada. Entre as abordagens mais utilizadas estão a radiofrequência e a endermologia, cada uma com mecanismos distintos, mas complementares, que quando associadas como neste estudo, proporcionam melhores resultados para os pacientes.

A radiofrequência atua na redução da gordura localizada através da geração de calor que aquece os tecidos internos e estimula a lipólise dos adipócitos e consequentemente leva à diminuição da circunferência local [11,12]. Já a endermologia promove a remodelação das células de gordura, favorecendo uma distribuição mais uniforme nos tecidos, essa tecnologia se destaca como uma das principais abordagens para a melhoria do contorno corporal [13,14].

Ao se observar a redução significativa na circunferência abdominal, com uma diminuição média de 2,77%, Chaves e Coelho (2023) apresentou reduções similares em seu estudo ao associar a Radiofrequência à Endermologia. Analisando a média de seus dados partindo também de três pontos de referência e redução em percentual, obtiveram 2,71% de diminuição na circunferência abdominal. Apesar de utilizarem as mesmas tecnologias, essas não se encontravam dispostas no mesmo aplicador, mas ainda assim, evidencia a eficácia comparável e reforça a validade dos métodos utilizados.

Os resultados obtidos no decorrer das sessões do tratamento condizem com estudo realizados previamente, que indicam que o processo de lipólise ocorre de forma gradual, apresentando efeitos cumulativos ao longo das sessões [9]. No presente estudo, observou-se uma redução significativa do volume de gordura a partir da terceira sessão, sugerindo que a continuidade do tratamento é essencial para resultados significativos. O estudo de Kwon et al. (2017) aponta a necessidade de tratamentos contínuos a fim de maximizar os resultados.

 

  1. CONCLUSÃO

Com base nos resultados, este estudo demonstrou que a associação das tecnologias Cryo RF Max e Endermologia, aplicada através do equipamento Refreeze, é uma abordagem promissora e não invasiva para o tratamento da gordura localizada na região intercostal. Os resultados obtidos evidenciam uma redução significativa no peso, IMC e circunferência abdominal da paciente, assim como, uma redução progressiva no volume de gordura localizada, particularmente após as sessões subsequentes de tratamento. Para aprimorar a compreensão e eficácia do tratamento, recomenda-se a realização de estudos adicionais com amostras maiores, áreas corporais e protocolos diferentes para a investigação dos mecanismos específicos de ação e as interações entre os parâmetros de tratamento. Essas investigações poderão contribuir para o desenvolvimento de protocolos mais eficazes e personalizados, beneficiando ainda mais os pacientes em busca de soluções para a gordura localizada e melhoria do contorno corporal.

 

REFERÊNCIAS

  1. NEVES, S. R.; OLIVEIRA, D. Eficácia da associação de técnicas manuais e eletrotermoterapia na redução de medidas do abdome. Revista Biologia Saúde Unisep, v. 1, n. 1, p, 67-71, 2008.
  2. GOMES, R. K.; DAMAZIO, M. G. Cosmetologia descomplicando os princípios ativos. 3 ed.  São Paulo, SP: Livraria Médica Paulista, 2009.
  3. PITANGA, F. J. G. Antropometria na avaliação da obesidade abdominal e risco coronariano. Revista Brasileira Cineantropom Desempenho Hum. (Universidade Federal da Bahia), Salvador, v.13, n.3, p. 238-241, 2011.
  4. BORGES, F.S. Dermato-funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Editora Phorte; 2006.
  5. ATIYEH, B.S; DIBO, A.S. Nonsurgical nonablative treatment of aging skin: radiofrequency technologies between aggressive marketing and evidence-based efficacy. Aesthetic Plast Surg. 2009; 33(3): 283-94.
  6. PALMA, M.R; ARAUJO, M.F.S.; NAKAMURA, J.Y.M.; SILVA, B.B.; NAJAS, C.S.; PACAGNELLI, F.L.; LOPES, G.A.P. Ação da endermoterapia no tratamento da lipodistofia localizada. Presidente Prudente, 2012.
  7. RODRIGUES, T.; FARIA, B.S.M.; MACEDO, E.R.; VIEIRA, K. F. A criofrequência na redução de medidas do tecido adiposo abdominal e o grau de satisfação das participantes. Revista do fisioterapeuta. N.19-V.19. 2020.
  8. CARVALHO, G.F.; SILVA, R.M.V.; MESQUITA, J.J.; MEYER, P.F.; RONZIO, O.A.; MEDEIROS, J.O.; NÓBREGA, M.M. Avaliação dos efeitos da ra­diofrequência no tecido conjuntivo. Revista Brasileira de Medicina. 2011; 68 (2):10-25.
  9. KWON, T.R.; KIM, J.H.; JOON, S.; MUN, S.K.; KIM, C.W.; KIM, B.J. As-sessment of equivalence of adipose tissue treatment with a noncontact field RF system delivering 200 W for 30 min and 300 W for 20 min: An in vivo porcine study. Laser The-rapy.  2017; 26(1):  39-52.
  10. OLIVEIRA, K.C.C.; MACUCH, R. S.; SILVA, E.S.; BENNEMANN, R.M. Uso da Radiofrequência para Redução do Risco Cardiovascular e Melhora da Autoestima em Mulheres na Meia Idade. Rev. Enferm. Atual In Derme. 7º de agosto de 2019;88(26).
  11. ALVAREZ N, ORTIZ L, VICENTE V, ALCARAZ M, PEDRENO PS. The effects of radiofrequency on skin: experimental study. Lasers Surg Med. 2008;40(2):76-82.
  12. BORGES, F.S. Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2ª ed. São Paulo: Phorte; 2010. 672 p.
  13. SILVA, P.C.O. Os efeitos da endermologia no tratamento do fibro edema gelóide: artigo de atualização. Monografia (Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012. 18f.
  14. TAVARES, I.S; DE OLIVEIRA, M.E.F; ARRUDA, E.F; LEITE, M.B; SOUSA, C.S. Recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento do fibro edema gelóide (FEG). Rev Cient Fac Educ e Meio Ambiente. 2016;7(2):45-58.
  15. CHAVES, V.F; COELHO, K.S. Os efeitos da radiofrequência associada à endermoterapia no tratamento de gordura localizada na região abdominal. (2023). REVISTA MAGSUL DE ESTÉTICA E COSMÉTICA ISSN: 2764-5932.
Fale com a gente